top of page

Carla Hage

Carla Hage

Carla Hage é Mestre em Meio Ambiente, Águas e Saneamento pela Universidade Federal da Bahia (2018) e Oceanógrafa formada pela mesma instituição em 2014. Busca aprimorar seu olhar sobre o território e suas dinâmicas e em 2025 concluiu a Capacitação em Sistemas de Informação Geográfica e Sensoriamento Remoto pela Unopar, com ênfase no uso do QGIS como ferramenta de integração entre conhecimento técnico e saberes locais. 


Com mais de dez anos de atuação na área ambiental, vem construindo uma trajetória voltada à escuta e ao diálogo com comunidades tradicionais, integrando ciência, gestão e participação social. Atuou em diversas consultorias ambientais, com foco em Licenciamento Ambiental, Gestão Costeira, Educação Ambiental e Mapeamentos Participativos. Nessas experiências, tem se dedicado à elaboração de Mapas Participativos Biorregionais, Estudos de Componentes Quilombolas, Cartilhas, Relatórios e Mapas Georreferenciados — sempre na busca de traduzir o território em uma linguagem acessível e significativa. Suas pesquisas resultaram em publicações voltadas à aplicação do Direito Ambiental em comunidades pesqueiras e ao Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Aquícolas, com enfoque em sustentabilidade e justiça socioambiental. Atualmente, mantém uma atuação ativa na Educação Ambiental associada ao ecoturismo marinho na Ilha de Boipeba (BA), pela Ecomar, e desenvolve projetos e consultorias voltadas à valorização dos territórios costeiros e de suas comunidades por meio da Emanar Social.

Júlia Barata

Júlia Barata é Bacharela em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2014) e pós-graduada em Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial (NUCAFE/RJ, 2022). Apresenta sua trajetória dedicada à interseção entre indivíduo, sociedade, saúde e meio ambiente. Através da perspectiva decolonial, combina seu olhar social com a escuta terapêutica para refletir questões étnico-raciais, de gênero e de classe em nosso contexto sociohistórico. 


Possui mais de dez anos de experiência em consultoria socioambiental, atuando diretamente na mediação de saberes entre comunidades tradicionais e o universo acadêmico e institucional. Seu trabalho resultou na elaboração de produtos como Mapas Participativos Biorregionais, Planos Básicos Ambientais e Cartilhas Identitárias, que traduzem a cultura, a história e o fortalecimento comunitário em ferramentas concretas de gestão. Com excelente comunicação e facilitação de grupos, já integrou equipes de pesquisa como o Programa Mar & Cultura Familiar Solidária (MARSOL/UFBA) e o Núcleo ECSAS/UFBA, contribuindo para publicações nas áreas de Educação Popular e Ambiental. Atualmente, desenvolve seu trabalho como Socióloga na Gerência de Gestão do Programa Centrais (GECEN/CERB), Consultora Socioambiental na Emanar Social e Psicoterapeuta no Espaço Emanar, consolidando sua atuação plural e integrada.

Júlia Abdias

Acompanhe nossas redes!

  • Instagram
  • LinkedIn

© 2025 criado por Juliana Pina

bottom of page